Um ser estranho em nosso meio...

 Um ser estranho em nosso meio começou a partir do momento que permitimos que a globalização se instalasse no Brasil.

Desde então, empresa virou Company, equipe de apoio virou Staff, gerente virou Manager, e por ai vai.

São infinitas as palavras que hoje em dia são misturadas à nossa língua, afinal, quando você quer cobrar um retorno de alguma informação você pede um Feedback, não é? 

Tudo está cada vez mais se "personalizando", se "americanizando", se "estrangeirando (?)" no nosso dia a dia. 

Uma palestra normal são poucos os termos que são apresentados em português. Agora a pergunta é, todas as pessoas são americanas? Ou pelo menos a maioria? Não. Nada disso, todas as pessoas são brasileiras, falam uma coisa ou outra de inglês, no entanto, as reuniões insistem em ter mais termos em inglês do que o próprio português.

Porque falar "project" ao invés de projeto que é mais simples e fácil? 
Será que no fundo as pessoas usam isto para treinar a língua inglesa? Porque não há qualquer razão de ser. Afinal, estamos no Brasil, país lindo e abençoado e bonito por natureza. Nosso único problema são os governantes, mas não a nossa língua.

A língua portuguesa é linda e considerada uma das línguas mais difíceis de se aprender. Então porque, ao invés de darmos abertura a estes estrangeirismo que vive em nosso dia de forma absurda e até abusiva, não trocamos as palavras, não traduzimos, não usamos o termo que corretamente é compreendido por todos aqui?

Eu sou a favor do português, e saibam que não é de alguém que não tem conhecimento da língua inglesa que está falando isto por pura dor de cotovela não. A questão é que eu prefiro, apesar de tudo, dar mais importância ao nosso Brasil brasileiro do que aos demais. Vamos honrar a nossa pátria até não podermos mais, fechado?

Este é mais um desabafo de alguém que, por hoje, está de saco cheio desta língua inglesa que vem tomando cada vez mais o espaço da nossa língua nativa e que, se continuar desta forma, vamos deixar de ser considerados uma colónia portuguesa para virar britânica... 

Comentários

Mikaele Tavares disse…
Apesar de ser um desabafo, é engraçado seu texto.

E essa é a sociedade em que vivemos hoje em dia. Coisas desse mundo moderno e capitalista.

Ah, acabei de estreiar um quadro lá no blog. Se puder dar uma conferida e deixar seu Pitaco, eu agradeço.

Beijos
Estou com vc e não abro. Nossa língua é bela. Muito castigada, é fato. O ensino é raso, gramatical, técnico: a criançada não tem saco..., e têm uma certa razão.
Escritores, poetas, ensaístas, nos mostram todos os dias, aqui e ali, a beleza que ela contém: a sonoridade, o deslizar suave e acolhedor que dela advem.
Um falar especial, reconhecido por outros povos e culturas; um rico escrever.
Há que se valorizá-la, sem dúvida!
Déia disse…
É verdade!! rsrsrsrs

Cansa nossa beleza ler tudo em outra língua...
Até parece que vão colocar o nosso brazuca em terras do Tio Sam! rsrs

bjkas
Fran disse…
Gosto desse teu jeito irônico de dizer verdaes, Sil. Também não sou a favor de 'incorporação forçada' de palavras inglesas no nosso querido e amado portuga :)

Beijão!

Postagens mais visitadas deste blog

Família é Família... Agregados também!!!