Desconfie de Todos...

Embora você esteja fazendo relação do título deste post com a propaganda do BIS, o conteúdo deste post fala sobre algo muito mais perigoso. A nossa total insegurança.

Eu relatei aqui a algumas semanas o fato de ter sido assaltada  quando saia da minha casa para trabalhar (não sei se entrei muito nos detalhes, mas enfim). Não foi a primeira vez (infelizmente), mas algo desta vez me chamou muito a atenção.

A pessoa que me assaltou estava muito bem vestida. Não estava de terno ou algo parecido, mas estava bem vestido quando falamos ser uma pessoa vestida normalmente. 

Lembro de uma matéria que assisti no programa "A Liga" que estavam avaliando exatamente o preconceito que temos com as pessoas mal vestidas. Neste programa, dois rapazes com bermuda e camiseta (estavam um pouco largados) passeava por ruas frequentadas pela classe média alta que chamou a polícia e a polícia disse que eles estavam "fantasiados de bandidos" (foi mais ou menos assim).

Ou seja, até então tínhamos um "estereótipo" de como os bandidos se vestiam. Roupas comuns. Mas agora estamos enfrentando problemas maiores. Pois pessoas comuns estão fazendo o papel de bandidos. Agora qualquer um pode ser, inclusive esta pessoa que está sentada do seu lado agora. 

Estava conversando com minha irmã e eu comentei que achei um absurdo ser uma pessoa vestida normalmente. E ela me falou algo que concordei totalmente. Esta pessoa que me assaltou possivelmente não era um "bandido" declarado, mas uma pessoa que precisa de dinheiro fácil para comprar drogas (afinal, moramos próximos a uma favela). Aliás, sabemos muito bem que os "bandidos" não assaltam as pessoas que ficam próximas às sua moradia.

Desde então, estou andando com medo de tudo, desconfiando de todos, pois se uma pessoa "comum" foi capaz de fazer isto, quem me garante que não há mais destas pessoas por ai esperando só um momento certo para se dar bem novamente e garantir o consumo do que quer que seja que o tenha levado a tomar esta atitude.

Resumindo, infelizmente precisamos mesmo desconfiar de tudo e de todos. Não somos cercados de policiais que nos protegem o tempo todo, então, precisamos ficar atentos. Evitando caminhos escuros e desertos, analisando se a rua está vazia, e até se atentando aos barulhos dentro da casa. Infelizmente não temos segurança para nos dar tranquilidade.

Comentários

Siiil,

Eu também já passei por uma experiência parecida com esta. Dá uma sensação de impotência misturada com raiva... sei lá. Só sei que é horrível mesmo. Se cuida!

Fique com Deus!

=)
Anônimo disse…
Sil, infelizmente é assim mesmo. Aquí por perto de casa tem um rapaz que fica vestido com uniforme escolar (faculdade), carrega dois ou tres livros, tem conversa de pessoa bastante esclarecida e já assaltou muitas pessoas, principalmente em dias de chuva ou horários de rua vazia.
Temos que prestar a devida atenção e infelizmente não confiar em nenhum desconhecido mesmo.
Que Deus a proteja sempre.
Beijocas com carinho.
Manoel.
Fran disse…
É um tipo de preconceito que nos coloca em perigo...
Sil, muito tempo que eu não aparecia aqui né? (ai que vergonha). Comigo tá tudo bem sim, seguindo com a faculdade :D
E tu querida, como estás?

Beijão!
Petit Gabi disse…
Oi Sil!
Quanto tempo, né? rs

Passei por aqui para dizer indiquei seu blog com o Selo Stylish Blogger Award. Se quiser o blog reconhecido por esse selo, é só seguir instruções no link abaixo, no post referente a indicação.

http://sovimpraescrever.blogspot.com/2011/03/selo-stylish-blogger-award.html

Espero que tenha gostado.

Beijo da Petit!
Long Haired Lady disse…
o conceito de bandido mal vestido se dá porque em geral quem rouba seria alguém que é necessitado, que não tem nada na vida, contudo esquecemos que existem os profissionais...

Postagens mais visitadas deste blog

Família é Família... Agregados também!!!