Pular para o conteúdo principal

Liberdade, Libertar-se, tudo isto!

Algo muito  me intriga no processo de formação de idéia sobre determinado assunto. Hoje mesmo estou me questionando sobre um assunto que está sendo bem difícil para mim defini-lo internamente. Liberdade.

O que é liberdade para uns e o que é liberdade para outros? Liberdade é o mesmo que libertação?

Liberdade sempre é o sonho de todo homem. Poder fazer o que quiser e na hora que quiser sem dar satisfação aos pais, parentes ou esposa. Isto sim é que é vida!... Ou então, para a mulher é poder sair com os colegas sem ter que dar satisfação aos pais ou mesmo ter que informar com quem vai e que horas pretende chegar. É poder comprar o que quiser sem ter de dar satisfação a ninguém.

Mas, será que estes são os únicos conceitos que temos sobre liberdade? Livre escolha dos pensamentos e atitudes?

Acho que não e acho que o buraco é mais embaixo. Vejamos..
- Como você se liberta de uma idéia que está fixa em sua mente?
- Como você se liberta de um sentimento que nutre por outra pessoa e que você não quer ou não pode mais se relacionar?
- Como você se liberta de um desejo incontrolável de abrir mão de tudo e ir atrás de um sonho?
- Como você se liberta de uma preocupação que está latejando nos seus pensamentos?
- Como você se liberta de uma dívida que você não consegue pagar?
- Como você se liberta de um filho que não pediu para nascer, mas que você simplesmente não pode abandonar (não é justo)?
- Como você se liberta de uma situação a qual não pediu ou pensou em se envolver?
- Como nos libertar dos conceitos entre o certo e o errado independentemente da ética, moral ou leis?

Será que somos realmente livres e temos condições de nos libertar e agir como quisermos sem ter que responder por isto?

Acho que não, acho que no fundo a liberdade é limitada a cada um de nós, somos marionetes de um sistema superior e que nos diz que temos liberdade quando o que mais experimentamos é uma sensação de incapacidade de poder agir da forma que achamos conveniente, de fazer, comprar, abraçar, agradar, trabalhar, descansar, festejar, orar, se alegrar, ser feliz e ter paz.

Em resumo, não somos realmente livres como a justiça nos prega. Somos mais presos do que muitos que estão dentro de uma cadeia sofrendo com a falta de liberdade.

Isto justifica os erros? Não, porque muitas vezes o conceito que temos sobre ética e moral não está na mente de muitos, ou eles são simplesmente ignorados uma vez que meus desejos são passados acima dos desejos e direitos alheios.

Em fim, me junto aos milhões de pensadores que já disseram isto há muito tempo e que muita gente ignorou:

A LIBERDADE É UMA VERDADEIRA UTOPIA.

Se você discorda disto, conte-me seus pensamentos a este respeito.

Comentários

Déia disse…
Oiiiiiiiiiiiiiiii

Muita gente se perde qdo está com excesso de liberdade rs
bj

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...