Do dicionário Michaelis, significa motivação (motivar+ção) 1 Ato de motivar. 2 Exposição de motivos. 3 Psicol Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. 4 Sociol Processo de iniciação de uma ação consciente e voluntária.
Pois bem... A partir da definição acima e a imagem, minha pergunta de hoje é: Você é motivado? O que o faz motivado?
Há alguns anos atrás entrou no mercado uma palavrinha nova que mexeu com a cabeça de todos no meio corporativo, a tal da motivação. O que se dizia era que funcionário motivado produz mais. Ou seja, somos uma máquina que, quando abastecidos por motivação, produzimos bem mais do que podemos e realizamos.
Surgiram assim várias palestras motivacionais e auto-motivacionais.
Auto-Motivação existe? Você pensa em ter/ser/fazer alguma coisa e pensa no futuro, depois que tal ação já tiver sido feita, se sente satisfeita e feliz com o resultado ainda não alcançado, você se motiva a este feito.
Mas.... O que fazer quando as coisas não saem do jeito que você queria, ou mesmo nas motivações corporativas, as “expectativas” não são alcançadas? E vou muito mais além agora, o que dizer sobre as motivações e expectativas criadas em torno da fé e que não são correspondidas?
Sentimos-nos mal, ficamos debilitados, perdemos a razão ou porque não usar da redundância e dizer que perdemos a motivação em nos motivar.
A gente se motiva a conseguir um novo emprego, mas ao mesmo tempo, estão tão desmotivados a realizar novas tarefas, a se esforças para alcançar uma visão interna privilegiada e não conseguir nada como da ultima vez.
Se desmotiva a pedir em uma oração que algo aconteça, afinal, você já fez vários pedidos que não se realizaram.
Se desmotiva a realizar feitos próprios, pois mesmo que os tenha concluído, o resultado esperado não foi alcançado.
O que fazer quando você perde a motivação de viver? A maior motivação que existe e está acima de qualquer outra? Qual a postura que devemos ter? Qual caminho seguir?
Eu não tenho nenhuma destas respostas, tenho apenas uma “leve impressão” sobre elas.
Eu acho que quando a coisa aperta para este lado, quando não visualizamos o caminho a seguir, o que devemos fazer é parar. Parar tudo! Todos os pensamentos, acalmar os sentimentos, aliviar as tensões, rever conceitos e relaxar.
Porque se você está em uma incógnita com a sua vida, talvez você desde o início a direcionou para o caminho errado, e é este mesmo caminho que precisa ser revisto, replanejado, reestruturado. Para a vida ser restaurada e tudo o mais voltar ao normal. Para se sentir vivo mais uma vez ou talvez mais do que nunca. Para experimentar novas visões, novas percepções, novas forças e novas motivações.
Seja Feliz.
Viva!!!
Comentários
Agora em relação a motivação em si, desde que não seja qualquer mentira contada a si mesma, vale a pena sim, desde que não seja nem uma espécie de droga - não alucinógena - como fazem algumas buscas ao sagrado.
Motivação, mesmo, como falas em teu post, é essa que vem de dentro, que fortalece e que não causa dependência.
Bjs, Sill.
Que bom que voltou a postar regularmente. Gosto de tu!