Pular para o conteúdo principal

Motivação...

Do dicionário Michaelis, significa motivação (motivar+ção) 1 Ato de motivar. 2 Exposição de motivos. 3 Psicol Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. 4 Sociol Processo de iniciação de uma ação consciente e voluntária.

Pois bem...  A partir da definição acima e a imagem, minha pergunta de hoje é: Você é motivado? O que o faz motivado?


Há alguns anos atrás entrou no mercado uma palavrinha nova que mexeu com a cabeça de todos no meio corporativo, a tal da motivação. O que se dizia era que funcionário motivado produz mais. Ou seja, somos uma máquina que, quando abastecidos por motivação, produzimos bem mais do que podemos e realizamos.


Surgiram assim várias palestras motivacionais e auto-motivacionais.


Auto-Motivação existe? Você pensa em ter/ser/fazer alguma coisa e pensa no futuro, depois que tal ação já tiver sido feita, se sente satisfeita e feliz com o resultado ainda não alcançado, você se motiva a este feito.


Mas.... O que fazer quando as coisas não saem do jeito que você queria, ou mesmo nas motivações corporativas, as “expectativas” não são alcançadas? E vou muito mais além agora, o que dizer sobre as motivações e expectativas criadas em torno da fé e que não são correspondidas?


Sentimos-nos mal, ficamos debilitados, perdemos a razão ou porque não usar da redundância e dizer que perdemos a motivação em nos motivar.


A gente se motiva a conseguir um novo emprego, mas ao mesmo tempo, estão tão desmotivados a realizar novas tarefas, a se esforças para alcançar uma visão interna privilegiada e não conseguir nada como da ultima vez.


Se desmotiva a pedir em uma oração que algo aconteça, afinal, você já fez vários pedidos que não se realizaram.


Se desmotiva a realizar feitos próprios, pois mesmo que os tenha concluído, o resultado esperado não foi alcançado.


O que fazer quando você perde a motivação de viver? A maior motivação que existe e está acima de qualquer outra? Qual a postura que devemos ter? Qual caminho seguir?


Eu não tenho nenhuma destas respostas, tenho apenas uma “leve impressão” sobre elas.


Eu acho que quando a coisa aperta para este lado, quando não visualizamos o caminho a seguir, o que devemos fazer é parar. Parar tudo! Todos os pensamentos, acalmar os sentimentos, aliviar as tensões, rever conceitos e relaxar.


Porque se você está em uma incógnita com a sua vida, talvez você desde o início a direcionou para o caminho errado, e é este mesmo caminho que precisa ser revisto, replanejado, reestruturado. Para a vida ser restaurada e tudo o mais voltar ao normal. Para se sentir vivo mais uma vez ou talvez mais do que nunca. Para experimentar novas visões, novas percepções, novas forças e novas motivações.

Seja Feliz.

Viva!!!

Comentários

Taw disse…
Hum... Uma verdadeira renovação diária do espírito, motiva mais do que qualquer resultado, na minha opinião...
Eraldo Paulino disse…
Mercadologicamente, essa história de motivação é modernização do velho chicote, e as cuotas do tronco.

Agora em relação a motivação em si, desde que não seja qualquer mentira contada a si mesma, vale a pena sim, desde que não seja nem uma espécie de droga - não alucinógena - como fazem algumas buscas ao sagrado.

Motivação, mesmo, como falas em teu post, é essa que vem de dentro, que fortalece e que não causa dependência.

Bjs, Sill.

Que bom que voltou a postar regularmente. Gosto de tu!

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...