Pular para o conteúdo principal

Um ser estranho em nosso meio...

 Um ser estranho em nosso meio começou a partir do momento que permitimos que a globalização se instalasse no Brasil.

Desde então, empresa virou Company, equipe de apoio virou Staff, gerente virou Manager, e por ai vai.

São infinitas as palavras que hoje em dia são misturadas à nossa língua, afinal, quando você quer cobrar um retorno de alguma informação você pede um Feedback, não é? 

Tudo está cada vez mais se "personalizando", se "americanizando", se "estrangeirando (?)" no nosso dia a dia. 

Uma palestra normal são poucos os termos que são apresentados em português. Agora a pergunta é, todas as pessoas são americanas? Ou pelo menos a maioria? Não. Nada disso, todas as pessoas são brasileiras, falam uma coisa ou outra de inglês, no entanto, as reuniões insistem em ter mais termos em inglês do que o próprio português.

Porque falar "project" ao invés de projeto que é mais simples e fácil? 
Será que no fundo as pessoas usam isto para treinar a língua inglesa? Porque não há qualquer razão de ser. Afinal, estamos no Brasil, país lindo e abençoado e bonito por natureza. Nosso único problema são os governantes, mas não a nossa língua.

A língua portuguesa é linda e considerada uma das línguas mais difíceis de se aprender. Então porque, ao invés de darmos abertura a estes estrangeirismo que vive em nosso dia de forma absurda e até abusiva, não trocamos as palavras, não traduzimos, não usamos o termo que corretamente é compreendido por todos aqui?

Eu sou a favor do português, e saibam que não é de alguém que não tem conhecimento da língua inglesa que está falando isto por pura dor de cotovela não. A questão é que eu prefiro, apesar de tudo, dar mais importância ao nosso Brasil brasileiro do que aos demais. Vamos honrar a nossa pátria até não podermos mais, fechado?

Este é mais um desabafo de alguém que, por hoje, está de saco cheio desta língua inglesa que vem tomando cada vez mais o espaço da nossa língua nativa e que, se continuar desta forma, vamos deixar de ser considerados uma colónia portuguesa para virar britânica... 

Comentários

Unknown disse…
Apesar de ser um desabafo, é engraçado seu texto.

E essa é a sociedade em que vivemos hoje em dia. Coisas desse mundo moderno e capitalista.

Ah, acabei de estreiar um quadro lá no blog. Se puder dar uma conferida e deixar seu Pitaco, eu agradeço.

Beijos
Estou com vc e não abro. Nossa língua é bela. Muito castigada, é fato. O ensino é raso, gramatical, técnico: a criançada não tem saco..., e têm uma certa razão.
Escritores, poetas, ensaístas, nos mostram todos os dias, aqui e ali, a beleza que ela contém: a sonoridade, o deslizar suave e acolhedor que dela advem.
Um falar especial, reconhecido por outros povos e culturas; um rico escrever.
Há que se valorizá-la, sem dúvida!
Déia disse…
É verdade!! rsrsrsrs

Cansa nossa beleza ler tudo em outra língua...
Até parece que vão colocar o nosso brazuca em terras do Tio Sam! rsrs

bjkas
Fran disse…
Gosto desse teu jeito irônico de dizer verdaes, Sil. Também não sou a favor de 'incorporação forçada' de palavras inglesas no nosso querido e amado portuga :)

Beijão!

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...