Pular para o conteúdo principal

Insegurança... Medo... Traumas..

Quantas vezes você já deixou de fazer algo pensando que poderia dar errado?
Quantas vezes o medo de não acontecer do jeito que você gostaria de impediu de realizar uma ação?
E quantas vezes você já  não se arrependeu de não ter feito algo que queria???

Meu conceito para tudo isto se resume à traumas..
São traumas de infância, de família, de trabalho, de tudo.
Somos cercados o tempo todo de situações que nos lembra algo que já aconteceu e, por medo de não dar certo, nos afastamos, nos anulamos por medo de que aconteça o mesmo que já aconteceu no passado. E geralmente este acontecimento gerou dor, tristeza e aborrecimentos.

Acho que funciona mais ou menos assim. Quando você coloca a mão no fogo e percebe que se queimou, você normalmente vai evitar de tocar novamente no fogo. Certo?
Para as demais situações que te causou dor funciona da mesma forma, por medo de cair não levantamos, por medo de chorar não amamos, por medo de passar mal não comemos ou bebemos, por medo de errar, não tentamos.

São experiências que a vida nos dá que muitas vezes encaramos como traumas, e ao invés de aprendermos com estas situações, o que fazemos é fugir para que nunca mais uma situação como esta venha a acontecer novamente, e por isto, deixamos de viver, de amar e de experimentar novas emoções que poderão nos fazer muito bem.

Mas o medo, ele não vai embora, a gente tenta, a gente luta e se esforça, mas sempre temos aquele medo que fica escondido atrás da nossa orelha falando que não é uma boa ideia, que já experimentamos a dor e que não a queremos sentir de novo? No entanto, como podemos ter certeza de que vai doer novamente? Quem garante ao medo que ele tem 100% de razão a tudo o que ele fala? E porque não tentar mais uma vez? E para que tentar?

Isto é muito confuso, tão confusa como estou agora... com estes pensamentos me atormentando..

Comentários

Os sentimentos de impotência que experimentamos diante de uma existência tão confusa como a nossa são inevitáveis. Mas a vida é feita para ser vivida mesmo e isso é a melhor experiência que pode existir para os seres humanos. Infelizmente parece que a valorizamos apenas quando temos um choque de realidade e ficamos privados de nossos bens mais essenciais. Neste caso, quando os temos de volta, vemos a vida, por assim dizer, mais "colorida". Pense nisso. Valorize aquilo que você tem, busque conforto naqueles que você mais ama,sinta-se uma peça útil nesse esquema divino, ajude quem necessita (pode ser por palavras ou atitudes, tanto faz) simplesmente viva a vida. Você verá que não existe coisa melhor que isso, pois só nos sentimos vivos quando de fato procuramos viver.
Abraços e boa sorte.

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...