Pular para o conteúdo principal

Quanto tempo estamos "perdendo" para o trabalho


Como muitos que andam por aqui já sabem bem, este blog possui um conteúdo diversificado, indo de linhas profissionais a romances em instantes. E hoje gostaria de falar de um tema que muito tem feito meus pensamentos voarem por ai. Você já percebeu como você gasta sua vida a favor do seu trabalho?

Não, não. Não estou falando do tempo diário que você perde utiliza do seu dia para trabalhar, 1/3 né. Mas é 1/3 dentro do trabalho.
Enfim, vou contar a vocês exatamente o que estava pensando e comecei a pensar justamente pelo termo "alcançar sucesso". O que seria alcançar este tal sucesso né? Normalmente falamos de sucesso quando estamos falando sobre a vida profissional, pois na pessoal não usamos este termo, mas sim "felicidade". Então... os pensamentos voaram.
Voaram pensando no tempo que eu tive que estudar no colegial (assuma, tanto o fundamental quanto o ginásio são importantes para nossa vida diária, mas fala sério, o colegial basicamente nos prepara para a faculdade. A única coisa que eu me lembro das aulas do colegial que uso hoje em dia é da física que aplico enquanto dirijo para calcular tempo x velocidade - sim, eu estudei isto no colegial, pois estudei em escola publica, enfim).
Então voltando, foram 3 anos para estudar o colegial para nos preparar para a faculdade. 2 a 5 anos (dependendo do curso que você escolhe) para se "preparar" para o mercado de trabalho. 1 a 2 anos de especialização (dependendo também do tipo). X dias de curso disto, Y meses de curso daquilo, Z horas em palestrar, etc., etc. e etc. 
Dai geramos este circulo vicioso. Quanto mais eu estudo (invisto o meu tempo) mais próximo do sucesso (óbvio que profissional) eu vou ter. Estudo para Trabalhar, Trabalhar para estudar (afinal, poucos são os cursos gratuitos que você consegue absorver o conteúdo que precisa para determinado conhecimento profissional).
Estes dias eu estava procurando por alguns cursos (procurando cursos profissionais, claro) quando li a respeito do tal "Curso sobre a Felicidade" que uma faculdade norte americana está dando (e você consegue acessá-lo de forma gratuita, se não me engano no Cursera e totalmente em inglês). E parece que este é um dos cursos mais procurados ultimamente. Será mesmo?
Será que o pessoal se preocupa em ler pelo menos algum livro de autoajuda para melhorar seu relacionamento com o cônjuge ou mesmo com os filhos? Será que temos este tempo todo, afinal somos tão cobrados profissionalmente e temos tão pouco tempo para conciliar trabalho, família, casa, filhos e estudos. Como é possível?
O que eu entendi de tudo isto é que infelizmente consumimos 2/3 de nossa vida para o trabalho (juntando o horário de trabalho e os cursos que fazemos) e se pensar no que sobra, acabamos disputando o tempo que temos para o restante e o nosso descanso (você pode interpretar a sua hora de dormir).
Pior de tudo é que este texto não irá nos dar nenhuma solução para isto, pois foi meramente um pensamento e eu continuo precisando trabalhar para pagar minhas contas.. :(

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...