Como muitos que andam por aqui já sabem bem, este blog possui um conteúdo diversificado, indo de linhas profissionais a romances em instantes. E hoje gostaria de falar de um tema que muito tem feito meus pensamentos voarem por ai. Você já percebeu como você gasta sua vida a favor do seu trabalho?
Não, não. Não estou falando do tempo diário que você perde utiliza do seu dia para trabalhar, 1/3 né. Mas é 1/3 dentro do trabalho.
Enfim, vou contar a vocês exatamente o que estava pensando e comecei a pensar justamente pelo termo "alcançar sucesso". O que seria alcançar este tal sucesso né? Normalmente falamos de sucesso quando estamos falando sobre a vida profissional, pois na pessoal não usamos este termo, mas sim "felicidade". Então... os pensamentos voaram.
Voaram pensando no tempo que eu tive que estudar no colegial (assuma, tanto o fundamental quanto o ginásio são importantes para nossa vida diária, mas fala sério, o colegial basicamente nos prepara para a faculdade. A única coisa que eu me lembro das aulas do colegial que uso hoje em dia é da física que aplico enquanto dirijo para calcular tempo x velocidade - sim, eu estudei isto no colegial, pois estudei em escola publica, enfim).
Então voltando, foram 3 anos para estudar o colegial para nos preparar para a faculdade. 2 a 5 anos (dependendo do curso que você escolhe) para se "preparar" para o mercado de trabalho. 1 a 2 anos de especialização (dependendo também do tipo). X dias de curso disto, Y meses de curso daquilo, Z horas em palestrar, etc., etc. e etc.
Dai geramos este circulo vicioso. Quanto mais eu estudo (invisto o meu tempo) mais próximo do sucesso (óbvio que profissional) eu vou ter. Estudo para Trabalhar, Trabalhar para estudar (afinal, poucos são os cursos gratuitos que você consegue absorver o conteúdo que precisa para determinado conhecimento profissional).
Estes dias eu estava procurando por alguns cursos (procurando cursos profissionais, claro) quando li a respeito do tal "Curso sobre a Felicidade" que uma faculdade norte americana está dando (e você consegue acessá-lo de forma gratuita, se não me engano no Cursera e totalmente em inglês). E parece que este é um dos cursos mais procurados ultimamente. Será mesmo?
Será que o pessoal se preocupa em ler pelo menos algum livro de autoajuda para melhorar seu relacionamento com o cônjuge ou mesmo com os filhos? Será que temos este tempo todo, afinal somos tão cobrados profissionalmente e temos tão pouco tempo para conciliar trabalho, família, casa, filhos e estudos. Como é possível?
O que eu entendi de tudo isto é que infelizmente consumimos 2/3 de nossa vida para o trabalho (juntando o horário de trabalho e os cursos que fazemos) e se pensar no que sobra, acabamos disputando o tempo que temos para o restante e o nosso descanso (você pode interpretar a sua hora de dormir).
Pior de tudo é que este texto não irá nos dar nenhuma solução para isto, pois foi meramente um pensamento e eu continuo precisando trabalhar para pagar minhas contas.. :(

Comentários