Pular para o conteúdo principal

Funcionário x Empresa

Ontem ouvi uma frase que me deixou pensando por um certo tempo... A frase foi: "Dê um desafio diferente para a sua equipe e descubra do que ela é capaz". A mensagem estava simbolizando (pelo contexto da apresentação) que as vezes você paga uma fortuna a uma empresa contratando um determinado serviço quando há pessoas dentro da sua empresa que prestarão um serviço até melhor e mais original do que esta e, claro que o melhor para os empregadores é, sem pagar nada a mais por isto.

Confesso que fiquei um tanto quanto intrigada com esta mensagem, pois vi como as empresas se utilizam de artifícios para "promover" uma redução de custos baseada em  um talento interno que nunca se quer jamais foi explorado. Quanto as empresas "consomem" de um colaborador e não reconhece ou mesmo percebe seus grandes talentos e potenciais.

Mas a motivação a leva a conquistar um mundo não explorado e a gerar ganhos com isto. Quantos profissionais trabalham alem do seu período de trabalho, além das suas horas com aquela paixão em fazer o melhor, em ser reconhecido para que a empresa ganhe sempre cada vez mais e com isto deixamos nossa vida pessoal de lado e eu me pergunto, será que é isso que é ter sucesso? Será que é esse o verdadeiro "ter sucesso na vida"?

E o pior de tudo (sim, além de tudo isto ainda há mais um ponto negativo), quando a empresa começa a cortar gastos, ela não olha para o que você fez, não vê os dias que ficou até mais tarde porque sabia que cada segundo contava para que determinada estratégia fosse alcançada, para que determinado lucro fosse conquistado e eu me pergunto, não seria o mínimo ganharmos pelo menos algumas ações desta empresa que ajudamos a crescer e se tornar  um sucesso?

O resumo de tudo isto que estou insistentemente tentando dizer é: Quando realmente seremos valorizados por uma empresa? Quando realmente a empresa irá ter uma postura de nos agradecer verdadeiramente por tudo o que fizemos, de reconhecer e não de sermos descartados como apenas um número, um número com menor valor do que qualquer um de suas ações.

Motivação x Frustração. O que devemos fazer? O que devemos pensar? Como deveríamos agir? Qual o valor e intensidade de nosso envolvimento deveríamos realmente dar à empresas?

Se você tiver alguma destas resposta, compartilha comigo?

Obrigada por ler meu desabafo em forma de pensamentos.. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...