Ontem ouvi uma frase que me deixou pensando por um certo tempo... A frase foi: "Dê um desafio diferente para a sua equipe e descubra do que ela é capaz". A mensagem estava simbolizando (pelo contexto da apresentação) que as vezes você paga uma fortuna a uma empresa contratando um determinado serviço quando há pessoas dentro da sua empresa que prestarão um serviço até melhor e mais original do que esta e, claro que o melhor para os empregadores é, sem pagar nada a mais por isto.
Confesso que fiquei um tanto quanto intrigada com esta mensagem, pois vi como as empresas se utilizam de artifícios para "promover" uma redução de custos baseada em um talento interno que nunca se quer jamais foi explorado. Quanto as empresas "consomem" de um colaborador e não reconhece ou mesmo percebe seus grandes talentos e potenciais.
Mas a motivação a leva a conquistar um mundo não explorado e a gerar ganhos com isto. Quantos profissionais trabalham alem do seu período de trabalho, além das suas horas com aquela paixão em fazer o melhor, em ser reconhecido para que a empresa ganhe sempre cada vez mais e com isto deixamos nossa vida pessoal de lado e eu me pergunto, será que é isso que é ter sucesso? Será que é esse o verdadeiro "ter sucesso na vida"?
E o pior de tudo (sim, além de tudo isto ainda há mais um ponto negativo), quando a empresa começa a cortar gastos, ela não olha para o que você fez, não vê os dias que ficou até mais tarde porque sabia que cada segundo contava para que determinada estratégia fosse alcançada, para que determinado lucro fosse conquistado e eu me pergunto, não seria o mínimo ganharmos pelo menos algumas ações desta empresa que ajudamos a crescer e se tornar um sucesso?
O resumo de tudo isto que estou insistentemente tentando dizer é: Quando realmente seremos valorizados por uma empresa? Quando realmente a empresa irá ter uma postura de nos agradecer verdadeiramente por tudo o que fizemos, de reconhecer e não de sermos descartados como apenas um número, um número com menor valor do que qualquer um de suas ações.
Motivação x Frustração. O que devemos fazer? O que devemos pensar? Como deveríamos agir? Qual o valor e intensidade de nosso envolvimento deveríamos realmente dar à empresas?
Se você tiver alguma destas resposta, compartilha comigo?
Obrigada por ler meu desabafo em forma de pensamentos.. ;)

Comentários