Você alguma vez já pensou que suas ações no LinkedIn podem demonstrar bastante do que você pensa da empresa em que trabalha?
Imagina que você está lendo um texto sobre o bom relacionamento que o RH de uma empresa está tendo com os seus funcionários e você vai lá e comenta que "se toda empresa pensasse desta forma, com certeza reduziria a rotatividade".
Ou que tal você lê uma matéria sobre como se expôr melhor no LinkedIn para atrair recrutadores e registra que anotou todas as dicas e vai colocá-las em prática, mas se esquece de que seu chefe faz parte da sua rede e te segue.
Muitas das coisas que lemos ou fazemos nesta rede pode ser tanto positiva quanto negativa e você sempre precisa interpretar quais "marcas" quer deixar. E estas marcas podem ser tanto positivas ou negativas a seu respeito ou a respeito da empresa em que trabalha.
Percebi que muitas empresas ainda não tem uma preocupação ativa sobre o que seus colaboradores fazem que podem prejudicar a imagem na rede, mas é um importante indicador. Muitas empresas desejam fazer parte das "X" melhores empresas para se trabalhar e não percebem que os funcionários estão falando mal ou julgando de forma negativa uma atividade ou outra que é relacionada na rede.
Mas o indivíduo também precisa estar atento as marcas deixadas. Um colaborador que fala mal de uma empresa (mesmo que sem perceber que o faz) pode deixar uma imagem negativa para um recrutador. Afinal, se a pessoa "expõe" de forma negativa a atual empresa, quem garante que não fará o mesmo com a próxima?
Na minha opinião e o que indico que façam é tomar bastante cuidado. Lembram-se da regra de não falar mal da empresa atual na entrevista de uma possível vaga fora dela? Também se vale para suas ações no LinkedIn. Leia e entenda muita coisa, mas pense no que realmente precisa deixar registrado que você gostou ou comentou. Leia em silencia, guarde as dicas ou oportunidades para si sem se expôr. Agindo desta forma, todos ganham.
É isto.. Bjos.

Comentários