Há muito tempo estou planejando escrever sobre isto, pois de fato é algo que dentro da minha casa tenho visto com frequência todos os males que a internet e redes sociais podem fazer.
Meus pais tem em média 65 anos de idade, mas infelizmente para o meu pai o advindo da conectividade não trouxe muitos benefícios.
Ocorre que desde que pode ter acesso a redes sociais na palma de sua mão (antigamente - sem um Smartphone - acessava internet somente para consultas ou tratamentos pontuais, como bancos e outras pesquisas) a vida dele mudou.
O Facebook tem sido seu melhor amigo e por incrível que parece um daqueles amigos que causam inimizades e o outro amigo que disputa sua atenção é o Youtube, que lhe permite acessar conteúdos da atualidades - porém principalmente do passado (ele é bem nostálgico) - e compartilhar isto através do Facebook.
Até aí nada demais, né? Porém vai se agravando quando percebemos que seu primeiro acesso à internet ocorre às 7h e somente se finda às 0h. Além disto, há uma certa briga de audiência em casa, pois ele não dá mais atenção ao que falamos, fica com o fone de ouvido grande parte do tempo.
O outro fator que foi absurdo ver foi seu comportamento com pessoas que ele não conhece e também com as que ele conhece. Um comportamento agressivo e sem gentilezas (exceto aos aniversariantes do dia). Meu pai se transformou totalmente e infelizmente, sinto muito a sua falta, mesmo estando do nosso lado 24 hrs por dia. Isto porque nem mencionei os desentendimentos com a minha.
Mas o que eu queria dizer é isto, mas coisas vem em nossa vida para fazer bem e outras mal. A Internet é maravilhosa, mas só se soubermos usar. Nunca se teve acesso a tanto conhecimento como hoje. Nunca foi possível obter informações e ter a possibilidade de falar com pessoas queridas que estão distantes ou mesmo conhecer outras culturas. Mas se torna um verdadeiro risco de vida para quem não sabe usar, isto porque sabemos muito bem das histórias infelizes que já ouvimos a respeito de como a internet conecta as pessoas.
Como tudo na vida, precisamos dosar a quantidade. Tudo em excesso é prejudicial. Precisamos saber medir o quanto usamos a internet e o quanto ela pode nos influenciar. Lembra-se do comercial de bebida? Use com moderação.
É isto, bjs!

Comentários