Pular para o conteúdo principal

Internet - Benção ou Maldição?

Há muito tempo estou planejando escrever sobre isto, pois de fato é algo que dentro da minha casa tenho visto com frequência todos os males que a internet e redes sociais podem fazer.

Meus pais tem em média 65 anos de idade, mas infelizmente para o meu pai o advindo da conectividade não trouxe muitos benefícios.

Ocorre que desde que pode ter acesso a redes sociais na palma de sua mão (antigamente - sem um Smartphone - acessava internet somente para consultas ou tratamentos pontuais, como bancos e outras pesquisas) a vida dele mudou.

O Facebook tem sido seu melhor amigo e por incrível que parece um daqueles amigos que causam inimizades e o outro amigo que disputa sua atenção é o Youtube, que lhe permite acessar conteúdos da atualidades - porém principalmente do passado (ele é bem nostálgico) - e compartilhar isto através do Facebook.

Até aí nada demais, né? Porém vai se agravando quando percebemos que seu primeiro acesso à internet ocorre às 7h e somente se finda às 0h. Além disto, há uma certa briga de audiência em casa, pois ele não dá mais atenção ao que falamos, fica com o fone de ouvido grande parte do tempo.

O outro fator que foi absurdo ver foi seu comportamento com pessoas que ele não conhece e também com as que ele conhece. Um comportamento agressivo e sem gentilezas (exceto aos aniversariantes do dia). Meu pai se transformou totalmente e infelizmente, sinto muito a sua falta, mesmo estando do nosso lado 24 hrs por dia. Isto porque nem mencionei os desentendimentos com a minha.

Mas o que eu queria dizer é isto, mas coisas vem em nossa vida para fazer bem e outras mal.  A Internet é maravilhosa, mas só se soubermos usar. Nunca se teve acesso a tanto conhecimento como hoje. Nunca foi possível obter informações e ter a possibilidade de falar com pessoas queridas que estão distantes ou mesmo conhecer outras culturas. Mas se torna um verdadeiro risco de vida para quem não sabe usar, isto porque sabemos muito bem das histórias infelizes que já ouvimos a respeito de como a internet conecta as pessoas.

Como tudo na vida, precisamos dosar a quantidade. Tudo em excesso é prejudicial. Precisamos saber medir o quanto usamos a internet e o quanto ela pode nos influenciar. Lembra-se do comercial de bebida? Use com moderação.

É isto, bjs!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...