Pular para o conteúdo principal

Entre o respeito e a opinião

Hoje estava em um papo super sério na mesa em que almoçávamos que não resisti em registrar aqui também alguns pensamentos que voaram durante esta conversa.

Confesso que - diante das discussões e mais discussões que se tem sobre o tema que estávamos discutindo - que não vou registrar aqui o assunto principal da conversa, mas  mesmo assim gostaria de esclarecer aqui meu ponto de vista.

Enfim, estávamos falando sobre o assunto "x" que tem opiniões diversas a respeito. Uns aceitam, outros são contra, uns respeitam e outros não e o tema em debate era, o que pensar, como nos portarmos com o tema em meio familiar.

Eu imagino agora que você esteja pensando que esta doida que vos escreve não está falando nada com nada e está aqui somente para encher linguiça, haha... não é tão mentira assim, mas continua comigo que a conclusão deste assunto é legal (ao menos na minha opinião).

Para ajudar e ninguém se perder, vamos dizer que o tema "x" era a respeito sobre escolha do time de futebol. A família inteira torce de paixão para um time que chega a ser uma tradição, porém um filho opta por torcer exatamente pelo time que é totalmente contra o que a família torce. 

Sou eu Corintiana, minha família inteira é e eu - desde sempre - indico que meu filho torça para o mesmo time, porém um dia ele pode chegar para mim e dizer, mamãe, eu opto em torcer para o Palmeiras. O que eu deveria fazer?

E é ai que está a diferença entre opinião e respeito. Eu tendo uma opinião formada tenho todo o direito em buscar influenciar meu filho a torcer pelo mesmo time que eu torço, porém se um dia ele optar a não seguir o que eu o indico fazer, o respeito deverá nascer e ficar em primeiro lugar. Até porque, não é porque eu tenho uma opinião que ele não possa optar por seguir um caminho diferente (tipo profissão também), mas como mãe eu também tenho o direito em influenciá-lo (destaque: influenciar é diferente de obrigar) a torcer pelo mesmo time. No entanto, no momento em que esta influencia não for o suficiente e ele decidir seguir um outro caminho, o respeito deverá surgir e este deverá ser posto em primeiro lugar.

Entendem meu ponto de vista? Eu posso respeitar a opção alheia, mas nem por isto eu tenho que mudar minha opinião. Concordam com isto?

Pensem a respeito, tem muita gente querendo respeito por ter uma opinião diferente que não está respeitando também a opinião contrária.

Comentários

Respeitar a opinião alheia se chama saber viver.

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2020!!

Sei que estive ausente em 2019, mas não é fácil conciliar uma pós graduação, trabalho e filho. Mas estou aqui especialmente para desejar a todos um Feliz 2020!... A gente se lê lá.. ;)

Porque sempre me sinto inferior?

Tudo bem, eu sei que estou meio ausente (12 dias sem postagem é bastante tempo né?), mas vocês entendem.. rotina nova... emprego novo.. tempo novo.. (que por incrível que pareça agora eu tenho mais tempo, no entanto eu o utilizo menos... vai entender). Bem, hoje não vou me prolongar muito.. gostaria apenas de falar sobre um tema que tem me perturbado ultimamente... Não sei porque, mas estava analisando que toda a minha convivência parece ser de pessoas que são, de alguma forma, melhores do que eu. Talvez não em tudo.. mas não sei, tenho me sentido um pouco inferior ultimamente..  Não com respeito a minha história de agora.. mas com a minha história de sempre.... Eu não sei dizer.. o que quer dizer.. o que vou dizer.. mas sei lá.. estou meio esquisita por "n" motivos. E um deles é isto, acho que me sinto um pouco com complexo de inferioridade para certas coisas da vida em relação a outras pessoas... Sabe, aquela história de "n" fulanos tem situação financeira, a...

Ágil ou Escravisão?

Oi Pessoal, boa tarde! Não sei se já perceberam, mas uma hora ou outra, um vida ou outro postarei aqui sobre questões profissionais. Sim, eu pensei em ter um blog separado, criei um, mas não gostei da ideia de que alguém não possa conhecer todos os pensamentos profissionais, então se liga no Marcador do Texto, quando ele dizer "Pensamentos Profissionais", quer dizer que o papo é sobre o mundo profissional. Pois bem, hoje quero falar de uma coisa que há tempos tem passeado pela minha cabeça e me fazendo pensativa. O tal mundo ágil que tem tomado conta de muitas empresas, processos e pessoas. Hoje tudo é ágil, tudo é algo para falar que não dá para fazer pelo método tradicional, que as pessoas precisam pensar diferentes. Mas enfim, será que ser ágil é pensar diferente? Fiquei pensando sobre isto... e tenho sérias dúvidas a respeito. Dúvida 1: Se é ágil, porque muitas vezes eu preciso usar muito mais ferramentas que no método tradicional (porque no passado eu usava o ...