Hoje estava em um papo super sério na mesa em que almoçávamos que não resisti em registrar aqui também alguns pensamentos que voaram durante esta conversa.
Confesso que - diante das discussões e mais discussões que se tem sobre o tema que estávamos discutindo - que não vou registrar aqui o assunto principal da conversa, mas mesmo assim gostaria de esclarecer aqui meu ponto de vista.
Enfim, estávamos falando sobre o assunto "x" que tem opiniões diversas a respeito. Uns aceitam, outros são contra, uns respeitam e outros não e o tema em debate era, o que pensar, como nos portarmos com o tema em meio familiar.
Eu imagino agora que você esteja pensando que esta doida que vos escreve não está falando nada com nada e está aqui somente para encher linguiça, haha... não é tão mentira assim, mas continua comigo que a conclusão deste assunto é legal (ao menos na minha opinião).
Para ajudar e ninguém se perder, vamos dizer que o tema "x" era a respeito sobre escolha do time de futebol. A família inteira torce de paixão para um time que chega a ser uma tradição, porém um filho opta por torcer exatamente pelo time que é totalmente contra o que a família torce.
Sou eu Corintiana, minha família inteira é e eu - desde sempre - indico que meu filho torça para o mesmo time, porém um dia ele pode chegar para mim e dizer, mamãe, eu opto em torcer para o Palmeiras. O que eu deveria fazer?
E é ai que está a diferença entre opinião e respeito. Eu tendo uma opinião formada tenho todo o direito em buscar influenciar meu filho a torcer pelo mesmo time que eu torço, porém se um dia ele optar a não seguir o que eu o indico fazer, o respeito deverá nascer e ficar em primeiro lugar. Até porque, não é porque eu tenho uma opinião que ele não possa optar por seguir um caminho diferente (tipo profissão também), mas como mãe eu também tenho o direito em influenciá-lo (destaque: influenciar é diferente de obrigar) a torcer pelo mesmo time. No entanto, no momento em que esta influencia não for o suficiente e ele decidir seguir um outro caminho, o respeito deverá surgir e este deverá ser posto em primeiro lugar.
Entendem meu ponto de vista? Eu posso respeitar a opção alheia, mas nem por isto eu tenho que mudar minha opinião. Concordam com isto?
Pensem a respeito, tem muita gente querendo respeito por ter uma opinião diferente que não está respeitando também a opinião contrária.

Comentários